Para os que não sabem ou não lembram, trem-tipo é o conjunto do carregamento móvel a ser aplicado à estrutura em sua posição mais desfavorável, para cada seção de cálculo e combinação de carregamento. Os trens tipos compõem-se de compressores, caminhões e multidão.
A multidão representa o tráfego de veículos de pequeno porte que pode acompanhar a passagem do caminhão e/ou do compressor. A multidão é constituída por carga uniformemente distribuída.
A norma que regulamenta os trens-tipos é a NBR 7188:2013 (Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas).
Alguns conhecimentos importantes sobre trem-tipo:
CIV: coeficiente de impacto vertical;
CNF: coeficiente de número de faixas;
CIA: coeficiente de impacto adicional;
TB-450: trem tipo rodoviário brasileiro definido por veículo de 450 kN, com seis rodas P=75 kN (7,5 tf) e p distribuído igual a 5 kN /m².
TB-240: trem tipo rodoviário brasileiro para obras vicinais e particulares definido por veículo de 240 kN, com seis rodas P=40 kN (4 tf) e p distribuído igual a 4 kN /m².
As cargas de passeio são de 3 kN /m² e estruturas de garagem variam de 3 a 4 kN /m², devendo ser verificado a passagem de veículo isolado com peso total de 80 kN.
Existem trens-tipos especiais com cargas mais elevadas que interditam tráfego para sua passagem, devem trafegar no eixo da estrutura, não acima de 5 km/h.
Daniel Ferraz
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