CONCRETO PROTENDIDO

LAJE EM GRELHA DE CONCRETO ARMADO

O engenheiro deve ter a capacidade de entender o comportamento estrutural das obras que ele se depara, principalmente em obras de infraestrutura que possuem geometrias e características especiais.

Estive em um terminal de ônibus em Jabaquara, São Paulo, e decidi analisar melhor a estrutura, em uma análise de modelagem estrutural BIM.

Trata-se de uma cobertura em uma grelha de concreto armado. Esta concepção permitiu reduzir as tensões de tração máxima para 0,8 kN/cm², devido a flexão do balanço de 4 metros da estrutura. Os vãos são de aproximados 8 metros entre colunas.

A carga axial máxima nas colunas foi de aproximadamente 170 toneladas.

É uma estrutura de grande rigidez à flexão, o que reduziu a deformação máxima do balanço. A máxima deformação observada foi de 8,5 mm na ponta da laje em balanço (ver imagem).

Existe um apelo arquitetônico envolvido nesta grelha de vigas, que a torna bela e também bastante rígida à qualquer esforço.

A combinação de esforços prevê as ações permanentes e sobrecargas acidentais, incluindo ventos. A ação permanente de peso próprio mostra predominância, dada a robustez do sistema.

Daniel Ferraz

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