CONCRETO PROTENDIDO

CONCRETO PROTENDIDO COM CORDOALHAS DE AÇO #0012

A palavra protensão ou pré-tensão (presstressing em inglês), expressa a ideia de um estado prévio de tensões em alguma coisa.

Sua vantagem é facilmente observada ao comprimirmos, com as duas mãos, um conjunto de livros e levantarmos sem que eles caiam.

A primeira proposição de pré-tensionar o concreto foi anunciada em 1886 por P. H. Jackson nos EUA.

Hoje praticamente todas pontes e viadutos, de vãos maiores que 10 metros, são feitas por questões econômicas e técnicas com concreto protendido. Diversos outros elementos são feitos com concreto protendido como vigas calhas, peças de fechamento, pilares, lajes de edifícios etc.

As solicitantes costumam gerar esforços de flexo-compressão ou tração em peças estruturais. Quando você coloca cabos tensionados, em posições da seção transversal, aplicando tensões que contrapõem essas solicitantes, se ganha em economia podendo fazer peças mais esbeltas e de maiores comprimentos.

Fonte:http://www.sconinfra.com/pages-prestressedslab.html

Quanto maior a excentricidade da posição do cabo em relação ao CG da sessão transversal, maior a tensão promovida por ele na peça. Por isso em vigas para combater solicitantes de momentos positivos, meio do vão viga bi-apoiada, os cabos estão nas fibras inferiores, e para combater solicitantes de momentos negativos, região dos apoios viga bi-apoiada, eles estão nas fibras superiores.

É, resumindo de forma simplista, uma análise de verificações de tensões ao longo da peça promovida pelos carregamentos permanentes, acidentais com as tensões promovidas pelos cabos e cordoalhas.

Daniel Ferraz

www.linkedin.com/in/daniel-ferraz

 

 

 



DISCUTA AQUI NO SITE

Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:


Este campo NOME não pode ficar em branco!
Este campo E-MAIL não pode ficar em branco!
Este campo MENSAGEM não pode ficar em branco!
*Campos obrigatórios

Captcha Plus loading...



1 Comentário


  1. Rodrigo Garcia Macedo disse:

    Daniel, parabéns pela sua atitude de passar seus conhecimentos, excelente idéia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Trens Tipo – Carregamentos em Pontes e Viadutos
CONTINUE LENDO
COMO FUNCIONA O CONCRETO PROTENDIDO?
CONTINUE LENDO
LAJE EM GRELHA DE CONCRETO ARMADO
CONTINUE LENDO
DILATAÇÃO TÉRMICA EM PONTES E VIADUTOS
CONTINUE LENDO

Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.