Vou descrever algumas dificuldades técnicas, que surgem em um projeto de viaduto de dois vãos de vigas pré-moldadas protendidas.
A modelagem desse projeto é feita no SAP2000. Softwares similares podem ser usados para este fim, desde que possuam recursos similares. A modelagem em software serve para retirada dos esforços solicitantes atuantes.
Uma das dificuldades é nas ligações. Todos os nós devem estar ligados, representando ao máximo a realidade física. Por exemplo, a viga apoia na travessa em um aparelho de apoio de neoprene, que possui a sua rigidez característica para translações devido deformações que a viga sofre como retração, dilatação térmica e frenagem, e isso deve ser simulado no software.
Aqui não tem preocupação com texturas, arestas ou formas no modelo, o importante é estar fisicamente coerente com a realidade, para que os esforços solicitantes sejam corretos.
Assim, com os esforços retirados do modelo, podemos dimensionar a estrutura em concreto armado protendido, com uma maior exatidão.
Daniel Ferraz
www.linkedin.com/in/
Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:
0 Comentários
Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.