Toda vez que vou no IMT – Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia fico encantado com a portaria. Hoje separei um tempinho para estudar esta estrutura, modelar e dimensionar.
O jeito simplificado de dimensionar uma treliça espacial é a modelagem com análise elástica linear adotando-se o modelo de treliça ideal, considerando nós como articulações perfeitas e barras ideais, sem imperfeições iniciais.
É extremamente importante entender o comportamento das ligações da treliça. Esta treliça tem o nó típico ou “amassado”. Neste sistema o nó é formado pela ligação das extremidades estampadas das barras unidas por um único parafuso e arruelas. É um tipo de ligação muito empregado no país, entretanto não mais recomendado pelos especialistas.
O início da ruína pode se dar devido a qualquer um dos seguintes estados limites:
• Falha por falta de resistência à tração;
• Falha por falta de resistência à compressão;
• Falha por falta de resistência da conexão;
• Instabilidade da região nodal.
São amplamente utilizadas em coberturas de edificações que necessitem grandes áreas livres, tais como ginásios, hangares, centros de exposição e edifícios industriais.
Daniel Ferraz
https://www.linkedin.com/in/daniel-ferraz/
Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:
0 Comentários
Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.