O aço tem seus outros componentes além do ferro e o carbono, como o manganês, fósforo, etc..
O tal do ferro surge na história por volta de 3000 a.c. Ele primeiramente aparece na figura de enfeites e ornamentos pessoais. Posteriormente com a fundição surge a Idade do Ferro em 1200 a.c, e o ferro é amplamente usado e desenvolvido para produção de armas. Talvez seja este o único legado positivo das guerras, o avanço tecnológico.
Peça da idade do Ferro.
O ferro é extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro gusa. Controlando-se o teor de carbono (o carbono ocorre de forma natural no minério de ferro), dá-se origem a várias formas do nosso querido aço.
Ele se faz presente em muitas áreas mas nós vamos ver seus passos desde bebezinho pela construção civil:
1720 – Obtenção de ferro por fundição com coque e início da produção de ferro de primeira fusão em grandes massas.
1784 – Aperfeiçoamento dos fornos para converter ferro de primeira fusão em ferro forjável.
1864 – Introdução do forno Siemens-Martin para produção de aço.
Meados do Séc.XVIII – Laminação de chapas de ferro.
1830 – Laminação dos primeiros trilhos de trem.
1854 – Laminação dos primeiros perfis I sendo feita a primeira normalização de um material utilizado na construção civil.
1779 – Primeira obra importante de ferro, ponte sobre o Severn em Coalbrookdale, na Inglaterra, projetada por Abraham Darby com vão de 30m.
Começo do Séc.XIX – Utilização de cabos em pontes.
1801 – Primeiro edifício industrial em ferro em Manchester.
1850 – Alcançou-se 300m de vão com ponte a cabo.
1851 – Início da utilização do ferro em grandes coberturas (naves); Palácio de Cristal em
Londres, projetado por Joseph Paxton.
1852 – Estações ferroviárias de Paddington (Londres).
1853 – Mercado Central do Halles (Paris).
1855 – Primeira ponte de grande vão com vigas.
1862 – Estações ferroviárias do Norte (Paris)
1866 – Construção de uma cobertura em Londres com 78m de vão.
1868 a 1874 – Ponte em aço sobre o Rio Mississipi em St. Louis, projetada por Eads, com 3 arcos treliçados, tendo o maior deles 159m de vão.
Ponte em aço sobre o Rio Mississipi em St. Louis
1875 – Palácio de Cristal (Petrópolis).
1879 – Edifício Leiter I, construído pela “Escola de Chicago”.
1883 – Ponte de Brooklyn (New York), pensil com 487m de vão.
1890 – Ponte sobre o “Firth of Forth” (Escócia) em balanço duplo treliçado, com vão central de521m.
1894 – Edifício Reliance construído pela “Escola de Chicago”.
1901 – Estação da Luz (São Paulo); Mercado do Ver-0-Peso (Belém); Estação Ferroviária de Bananal (Bananal).
1910 – Teatro José de Alencar (Fortaleza).
1910 a 1913 – Viaduto Santa Efigênia construído com estrutura belga, com 225m de comprimento vencidos por três arcos.
Viaduto Santa Efigênia
No Brasil a construção em aço foi impulsionada pela criação da Fábrica de Estruturas Metálicas da Companhia Siderúrgica Nacional na década de 1950. O primeiro edifício em estrutura metálica do país com materiais e projetos próprios foi o Edifício Garagem América, no centro da cidade de São Paulo.
Edifício Garagem América
O aço tem muitas faces, pra ser mais exato existem mais de 3500 tipos diferentes de aços e cerca de 75% deles foram desenvolvidos nos últimos 20 anos. Como você viu ele é bem velho, mas como está evoluindo nos últimos tempos!!!
Ponte estaiada de Millau França. Tabuleiro, mastros e cabos em aço
Ponte Pensil Golden Gate toda em aço
Cobertura do estádio Arena São Petersburgo
Daniel Ferraz
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Fonte:
PFEIL, Walter; PFEIL, Michèle. Estruturas de Aço: Dimensionamento Prático de acordo com a NBR 8800:2008. 8. ed. Rio de Janeiro: Gen, 2015. 355 p.
http://wwwo.metalica.com.br/historico-da-estrutura-metalica
http://www.cbca-acobrasil.org.br/site/noticias-detalhes.php?cod=7074
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