A NBR 8800:2008 em seu anexo I admite a execução de aberturas concêntricas e excêntricas sem reforços nas almas desde que:
– As aberturas sejam circulares;
É recomendável evitar furos quadrados e retangulares pois esta geometria de abertura gera pico de tensões de cisalhamento na alma, por isso a norma recomenda furos circulares.
– Respeitar o limite h/tw estipulado na norma para a alma de 3,76.(E/fy)^0,5;
– Respeitar o limite b / 2t estipulado na norma para mesa comprimida de 0,38.(E/fy)^0,5;
– Carregamento atuante uniformemente distribuído;
O carregamento distribuído promove uma gradual distribuição de tensões de cisalhamento sobre a alma. Carregamentos concentrados geram picos de tensões cisalhantes. A alma da viga é quem resiste à tensão de cisalhamento.
– Abertura situada dentro do terço médio da altura e nos dois quartos centrais da viga;
A medida que se aproxima dos apoios a tensão de cisalhamento aumenta. Esta zona é uma zona confortável para esforços cortantes.
– distância entre os centros de duas aberturas adjacentes de no mínimo 2,5 vezes o diâmetro.
– Força cortante solicitante de cálculo nos apoios no máximo igual a 50% de cálculo da viga.
Ou seja, sua solicitante deve ser metade da resistência.
Quando as aberturas não se enquadram nessas condições devem ser previstos reforços. Estes reforços serão tema de um próximo post.
Daniel Ferraz
www.linkedin.com/in/
Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:
0 Comentários
Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.