Minha prima me pediu uma ajuda com roteiro de dimensionamento de uma coluna, em perfil W, comprimida.
Fiz um roteirinho de cálculo que está nas imagens.
O princípio para determinar a carga de compressão resistente de um perfil parte dos seguintes pressupostos:
É necessária a verificação de esbeltez de cada elemento isolado, mesa, alma ou aba. Se for esbelto, haverá um coeficiente de redução. Tabela F1 e anexos F2 e F3 da NBR 8800:2008.
O perfil possui cargas críticas de flambagem em torno de x, y e z. Adotando a menor carga em torno dos três eixos, define-se um coeficiente de redução χ em função dessas flambagens em torno dos eixos.
Após determinação destes coeficientes, podemos determinar a força axial resistente de cálculo NcRd, minorado pelo coeficiente de ponderação, de acordo com o item 5.3.2 da NBR 8800:2008.
Também é necessária uma verificação do Índice de Esbeltez do elemento, de acordo com o item 5.3.4 da NBR 8800:2008, que não poderá superar o valor de 200 para barras comprimidas.
Daniel Ferraz
http://www.linkedin.com/in/daniel-ferraz
Disponibilizamos este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Deixe um comentário:
0 Comentários
Copyright © 2020 Engenheiro do Aço. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Agility Soluções Web.